Museu do Colono

Grupo: Thiago L. e Natasha
Série: 3° V01

Inaugurado em 18 de abril 1969, está localizado numa antiga casa mista da antiga Cachoeiro de Santa Leopoldina e retrata a época do apogeu comercial do Porto e suas transações comerciais da época.

O acervo é constituído de cerca de 600 peças, destacando-se mobiliários, faianças de várias partes do mundo, opalinas, fotografias, instrumentos musicais, relógios antigos, cujo arranjo reflete os costumes de uma família bem aquinhoada do final do século XIX.

A vida social também é representada museograficamente pela decoração e pelo mobiliário de uma casa. Foi o Dr. Luiz Holzmeister o responsável pela organização do Museu do Colono onde se encontram peças, que por si retratam o grau cultural dos imigrantes que aqui aportaram.

Foi criado pelo Governador Cristiano Dias Lopes. É um verdadeiro relicário da cultura imperante em Santa Leopoldina. Inicialmente, foi denominado Museu do Imigrante. Posteriormente, sua construção sofreu uma reforma, e no governo de Arthur Carlos Gerhardt Santos, mudado seu nome para Museu do Colono. É atualmente um dos pontos turísticos do Estado.

Entrevista Feita com Zoraidy Carvalho Simon, responsável pelo Museu do Colono

O Museu do Colono teve sua construção por volta de 1877 ,e está funcionando para o público há mais ou menos 47 anos . De acordo com o que dizem os antigos moradores de Santa Leopoldina, o Museu foi construído a machado. Toda sua estrutura é feita de Pau-a-pique ,seu contorno foi feito uma caixa de pedras que dá sustentabilidade para a casa, porém os construtores da mesma não imaginavam que na rua principal passaram caminhões grandes carregados de soja, então foram feitos pilastras de sustentação de ferro. Sobre a preservação do patrimônio, o Museu possuiu uma equipe de funcionários da Secretaria de Cultura ( Secult) que conta com uma museóloga , arquitetos e quando preciso, temos ajuda de engenheiros para auxiliar em manutenções no imóvel

O Museu se encontra fechado a cerca de 1 ano para restauro, onde está sendo trabalhado todo o acervo . Estão sendo feitos recuperações de capas de livros, pinturas, móveis e muitos outros objetos que compõem o museu. De acordo com a encarregada do museu Zoraidy que já está no cargo a 33 anos, o restauro das obras do Museu do Colono só estão acontecendo agora por falta de interesse político pela parte cultural do imóvel, porém agora com o atual governo o museu tem recebido uma atenção mais especial ,fazendo com que sejam valorizados todas as peças e tipos de cultura que se encontram nesse local. Entrevista feita com Zoraidy Carvalho Simon

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora