Igreja Sagrada Família

Grupo: Alessandro Nunes e Marcela Leppaus
Série: 3° M01

Entrevista:

-Quando foi construída?

"Foi construída em 1911 e tem seu interior todo pintado à mão, e está localizada na sede do município de Santa Leopoldina. A Igreja fica em uma das montanhas que circunda a cidade de Santa Leopoldina, numa elevação aproximadamente de 100 metros, da qual se pode descortinar todo traçado do Sítio Histórico da Sede e grande parte do percurso do Rio Santa Maria, que corta ao meio a cidade."

-Como foi o período da construção?

"A planta da Igreja foi aprovada pelo Administrador da Diocese, na época, Monsenhor Casela.

No dia 24 de setembro de 1901, foi lançada a primeira pedra para a construção da Igreja a qual, nessa grande solenidade, já foi dedicada a Sagrada Família.

Em julho de 1902, ficaram prontos as paredes e o telhado, e no dia 8 de setembro foi colocada a torre da cruz.

No dia 25 de dezembro de 1903, o vigário, Pe. Paulo Gruber, que ainda residia em Tirol, celebrou a primeira Santa Missa.

No dia 25 de março de 1904, os carpinteiros da cidade, gratuitamente, iniciaram o trabalho de assoalhar o piso da Igreja com madeira doada por João Vervloet.

Na mesma época o Sr. Franz Rúdio fez a doação dos dois sinos.

Em 1911, a Irmandade Nossa Senhora Auxiliadora realizou muitas quermesses durante o ano para a construção do forro, cuja madeira era pinho da Escandinávia ou Rússia e foi comprada no Rio de Janeiro.

Em 1923 a família de José Reisen doou o altar de mármore para a imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Em abril de 1923, dois irmãos da Congregação Verbita concluíram a pintura interna e o povo exclamava: ' Não há no Estado uma igreja tão bonita como a nossa Igreja Matriz'.

Em 1943, a igreja recebeu a imagem de São Sebastião.

Em 1947, a Paróquia realizou a Campanha dos Ladrilhos, em que cada pessoa que quisesse participar doaria 1 metro quadrado de ladrilho que se encontra até hoje.

A obra da Igreja foi inaugurada em 23 de maio de 1947.

A partir dai, alguns governos municipais realizaram algumas pequenas obras de reforma e a própria paróquia, com recursos do fundo paroquial e com as festas que a Igreja faz, uma grande festa, com comidas típicas, quadrilha e muito forró."

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora