Casarão Cessar Muller

Grupo: Ana Carla Britto e Débora Groner Pereira.
Série: 3° EM01

Entrevista sobre o casarão:

"Boa tarde meninas, vocês querem conhecer um pouco sobre nosso casarão, mas não tenho muita informação sobre o tombamento porque não sei onde está o documento onde trás essas informações, mas sei que o casarão pertencia a Cesar Muller e sua esposa Lidia Volkart desde 31 outubro de 1916. Foi registrado em 18 dezembro de 1916, isso que dizer que hoje o casarão tem mais ou menos 100 anos, isso eu sei por que está na escritura.

Hoje pertence aos irmãos Vervloet, que compraram através de um inventariante, Dona Maria Regina de Toledo Muller Torres. Isso porque os verdadeiros donos haviam falecido.

Era um casarão com paredes mestras coberta com telhas francesas forradas, o térreo tinha duas lojas de frente para o comércio do Hélio Rocha, do outro lado havia um cartório que hoje em dia e um consultório de dentista. Esse prédio também já foi um Hotel, o sobrado tinha acesso com a escada de pedra com um jardim, que hoje não existe mais, tinham sete quartos, duas salas e mais outra com escritório e a outra entrada para o banheiro, que, aliás, era do lado de fora ,até me pergunto porque uma casa tão grande com apenas um banheiro .

Hoje o casarão, devido as exigências do tombamento, se encontra com as paredes do sobrado bem ruins com rachaduras e o telhado com vazamento. Hoje não existem sete quartos, pois algumas paredes já caíram. Nós que somos os proprietários, estamos tendo problemas com essa situação em que o prédio se encontra, não podemos mexer devido as exigências que temos que cumprir. Gostaria de trocar o telhado, fazer novas divisórias, mas não tirar essa essência histórica, um dos irmãos falou que por ele deixa cair, porque não temos condições de reforma seguindo as exigências do tombamento. Uma pena!

É isso meninas o pouco que eu sei, espero que tenha ajudado no trabalho de vocês."

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora